E atenção, porque o ideal mesmo é ter na sua residência apenas os produtos com baixa graduação, porque assim são minimizados os riscos de acidentes domésticos.
Na hora de fazer suas compras de produtos de limpeza, fique atento às embalagens. No caso do álcool, por exemplo, as empresas são obrigadas a colocar em destaque a informação sobre a graduação.
O Álcool Candura, encontrado nas versões Tradicional e Eucalipto, tem 46% de graduação, de acordo com a regulamentação da Anvisa para a venda de álcool líquido.
Além de ser mais diluído (quanto maior a graduação, maior a quantidade de álcool puro, o que o torna mais inflamável), o produto tem uma substância desnaturante. A título de curiosidade, saiba que é isso que torna o álcool de uso doméstico intragável. Ou seja, foi incluída na composição do produto justamente para evitar que as pessoas o ingiram.
No dia a dia, é importante também saber como usar o produto da maneira adequada. Quem usa álcool na limpeza gosta do frescor proporcionado pelo produto.
Na cozinha, recomenda-se a aplicação em pisos, azulejos e superfícies laváveis. Cuidado: o álcool não deve ser usado em móveis encerados, envernizados, pintados ou laqueados. Evite também em superfícies de borracha, de acrílico e de aparelhos eletrônicos.
Muitas vezes a casa está organizada e limpa, mas será que está realmente livre de germes e bactérias? Esta resposta só será positiva se você usar na limpeza um produto com ação germicida e bactericida. É aí que entram os desinfetantes.
Esse tipo de produto é considerado imprescindível principalmente nos banheiros, que são ambientes propícios para a proliferação de micro-organismos que podem afetar diretamente a nossa saúde.
Interessado em dicas sobre o uso dos desinfetantes? Este é o assunto que vamos tratar no post de hoje!
Não vamos entrar muito nos detalhes técnicos, mas é sempre bom saber por que tal produto é eficiente, certo? Então, no caso dos desinfetantes, saiba que eles contêm substâncias químicas responsáveis por eliminar germes e bactérias. Em termos mais técnicos, podemos dizer que trazem em sua composição preparações que são letais aos micro-organismos.
A principal vantagem dos produtos de desinfecção de uso doméstico é que as substâncias são usadas na medida certa para agir sobre os micro-organismos, mas não prejudicam a saúde do consumidor. Mas é importante ficar atento às instruções dos rótulos. Não é recomendado, por exemplo, o contato prolongado com a pele, nem o uso desse tipo de produto em ambientes sem ventilação.
Felizmente, com a evolução do setor de limpeza, os fabricantes têm investido muito para garantir mais facilidade para os usuários (vide as novas embalagens, mais seguras) e também desenvolver fragrâncias mais agradáveis.
Na linha da Candura hoje estão disponíveis as versões Herbal, Lavanda e Eucalipto, além das fragrâncias da linha Pinho.
Agora que você já sabe que o produto serve para fazer a desinfecção, fique atento a essas dicas para obter o melhor resultado possível:
Quer saber mais sobre isso? Leia também nossos posts anteriores.
Você sabia que a Água Sanitária Candura pode ser usada no combate à dengue? Este é o tema do nosso post de hoje. Vamos mostrar como você pode fazer a sua parte, adotando medidas simples na sua casa para evitar focos de transmissão da doença.
Este é um assunto sério no Brasil e sem a ajuda da população não há como resolver o problema. É óbvio que dependemos também das ações governamentais, mas a conscientização da sociedade tem um papel fundamental nessa história.
Se você ainda tem dúvidas sobre a gravidade da situação, veja esses números: apenas em 2016 quase 800 pessoas morreram no Brasil em decorrência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – além da dengue, nos últimos anos constatou-se que o mosquito também transmite Zica e Chikungunya.
É provável que você já tenha lido sobre isso, mas vamos relembrar: o Aedes aegypti precisa de água limpa e parada para se reproduzir. A fêmea deposita os ovos nesses locais e, a partir do contato com a água, eles se transformam em larvas; pronto, em alguns dias teremos o mosquito adulto.
Por que temos que evitar a sua reprodução? A fêmea adulta precisa de sangue para que seus ovos fiquem “maduros”. Como se trata de um mosquito doméstico, que vive dentro de casa, estamos então todos sujeitos às picadas. O problema é que quando o mosquito tem o vírus ele transmite a doença.
A lição número 1 no combate à dengue é eliminar as fontes de água parada. É preciso ficar atento, porque qualquer lugar pode servir para abrigar as larvas que, mais tarde, vão se transformar no mosquito.
Quem mora em casas térreas deve cuidar bem do seu quintal, garantindo que não haja objetos que possam acumular água, como garrafas, pneus, vasos de plantas etc. E mesmo quem mora em apartamento precisa ficar atento, principalmente com varandas e áreas de serviço. Tem animal de estimação? Higienize os bebedouros com frequência e mantenha-os tampados.
Para garantir que a operação “limpeza” seja bem-sucedida, é importante usar a Água Sanitária. Está comprovado cientificamente que as larvas morrem 24 horas após o contato com a solução. O estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, pertencente à Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), comprovou ainda que a substância continua ativa por 20 dias.
A solução deve ser usada na lavagem dos objetos para eliminar de vez as larvas do mosquito e também pode ser depositada em locais que acumulam água.
Veja no próximo tópico as dicas que preparamos para ajudar você a deixar sua casa em ordem.
Atualmente recomenda-se o uso da Água Sanitária nos seguintes locais:
Vasos sanitários: adicionar 1 colher de chá (5ml) de Água Sanitária. Este cuidado deve ser adotado principalmente quando o banheiro não estiver em uso.
Caixa de descarga sanitária que não é usada diariamente: adicionar 2 colheres de sopa (30ml);
Ralos: preparar uma solução com 1 colher de sopa (15ml) para cada 1 litro de água e despejar nos ralos externos e internos (pia, banheiro, lavanderia etc.).
Tambores de armazenamento (200 litros) de água não utilizada para consumo humano: adicionar 2 copos americanos (400ml).
Plantas (bromélias): preparar uma solução com 1 colher de café (2ml) para cada litro de água e preencher os locais que acumulam água. Atenção: usada na proporção indicada, a Água Sanitária vai eliminar os focos do Aedes aegypti , mas não prejudicará as plantas.
Caixas d’água: Depois de fazer a limpeza da caixa, é indicado deixá-la por 2 horas com uma solução – um litro de Água Sanitária para cada 1.000 litros de água. Depois deste período, esvazie novamente a caixa, encha com água potável e tampe.